sábado, 10 de julho de 2010

História do vinho


Não se sabe ao certo quando surgiu o vinho em Portugal, admitindo-se que tenham sido os fenícios os primeiros a aqui cultivar a vinha.
A cultura da vinha me Portugal, peles condições do Solo e clima aliadas à existência de diferentes castas em cada região, permite a produção de vinhos de Qualidade e com manifesta tipicidade.
Desde há muito constatado tal facto, levou a Que diversas regiões vitivinícolas tivessem sido Estruturadas de modo a permitir uma regulamentação conveniente na produção e Comercio dos vinhos de qualidade. E neste aspecto
Importante salienta que Portugal foi dos primeiros, Se não mesmo o primeiros pais do mondo vitícola, a estabelecer e regulamentar uma região demarcada a Região do douro, por alvará régio de 1756. Mais Tarde, por carta lei de 1907-1908, foi dado inicio ao processo de demarcação e regulamentação das Regiões dos vinhos verdes, dão, colares, Carcavelos, Bucelas, Moscatel de Setúbal, e Madeira, para vinhos Verdes, dão, colares Carcavelos, Bucelas, Moscatel de Setúbal, e Madeira, para alem da Região do douro, que actualmente contempla as denominações de origem Porto e Douro. Posteriormente, e apenas em 1979,foi reconhecida A denominação Bairrada.
Em1980 foi reconhecida a denominação Algarve – mais tarde regulamentada -1990 -Tendo-se procedido então a quatro denominações: Lagoa, lagos Portimão e Tavira -.
Em 1986 foram reconhecidas as primeiras regiões do Alentejo - Borba, Redondo, Reguengos, Portalegre e Vidigueira - tendo sido reconhecidas em 1991, Évora, Moura e Granja - Amareleja.
Também em 1986 foram reconhecidas, como denominação de origem correspondente aos Vinhos de qualidade produzidos em zonas vitícolas de interesse, as seguintes regiões. Chave de qualidade produzida em zonas vitícolas de interesse, as da Beira, Encostas de Nave, Varosa, Lafões, Alcobaça, Encostas de Aire, Óbidos, Arrábida, Palmela, Almeirim, Cartaxo, chamusca, Coruche, Santarém, Tomar, Alenquer, Arruda, e Torres Vedras.
Em 1994 Obtiveram reconhecimento De denominação Biscoitos, Graciosa e Pico.

Sem comentários:

Enviar um comentário